CARROS HIBRÍDOS & benefícios fiscais

Um carro híbrido traz a vantagem de consumir menos e de ser menos poluente, mas será uma boa aposta em termos de benefícios fiscais?

Um carro híbrido é o melhor de vários mundos. Trata-se de um automóvel eficiente em termos de consumo, graças ao motor elétrico que apoia o trabalho a combustão, e mais amigo do ambiente do que os que não dispõem de baterias, refletindo isso mesmo no nível de emissões de gases poluentes.

 

1 – Possibilidade de dedução do IVA

O valor referente ao IVA da aquisição de viaturas elétricas ou híbridas plug-in é dedutível mediante determinados limites.

 

2 – Tributação autónoma: desagravamento ou revogação

A aquisição de viaturas movidas a energia elétrica, bem como as respetivas despesas, não estão sujeitas a qualquer tributação autónoma.

Relativamente às viaturas híbridas plug-in, os sujeitos passivos verificam um desagravamento das taxas de tributação autónoma, quando comparadas com as taxas em vigor para veículos movidos a combustíveis tradicionais.

 

3 – Depreciações aceites fiscalmente

Quando nos debruçamos sobre a depreciação de viaturas, teremos de tomar especial atenção aos limites definidos para os valores fiscalmente aceites, ou seja, para os valores de aquisição de viaturas ligeiras de passageiros ou mistos que são aceites como gastos.

Estes limites divergem de acordo com o tipo de veículos, existindo ainda uma limitação adicional de acordo com o ano de aquisição da viatura.

 

Para além destes benefícios, com a aquisição de viaturas movidas a energia elétrica, há ainda lugar a outros benefícios a nível do Imposto Único de Circulação e do Imposto Sobre os Veículos.

Simule o seu seguro connosco